SINDICATO

O SINDEPES/DF é representante legal de categoria econômica subordinada aos interesses nacionais, que investe e administra recursos materiais e humanos em prol da disseminação do conhecimento e consequente bem-estar da população brasileira. Trabalha pelo fortalecimento do ensino superior privado.

Atualmente é presidido pelo diretor executivo da LS Educacional, Luiz França. A equipe é composta também pelo vice-presidente Francisco M. Cruz Filho da UNICEPLAC, o diretor financeiro Márcio Dias do Grupo Brasília Educacional, o diretor secretário José Sérgio de Jesus do UniProjecão, os conselheiros fiscais Edson M. Sousa Filho do IESB, Thiago Gomes da LS Educacional, Geza Nemeth do UNICEPLAC, a gerente administrativa Cláudia Lobato, o assessor jurídico Roberto Esteves e a assistente administrativa Núbia Costa.

Um dos grandes objetivos da nova gestão é reforçar o fortalecimento da entidade e lutar contra a extinção da filantropia e do PROUNI, proposta pela PEC Paralela (133/2019). Dessa maneira, as instituições poderão continuar contribuindo para a diminuição da desigualdade social brasileira e mantendo o diálogo com o governo e as autoridades. O trabalho pela qualidade na educação não pode parar! “Somos vistos como subproduto da educação pública e temos que mostrar que somos muito mais. Vamos continuar essa linda história de trabalho e importância para o ensino superior particular” (Luiz França – Presidente do SINDEPES DF)

HISTÓRIA

Fundado em 1992 em esforço conjunto do saudoso reitor do CEUB João Herculino de Souza Lopes e dirigentes da AEUDF, UBEC, UPIS, UNIPLAC, SETEC e da UNEB, o SINDEPES DF reúne hoje 17 entidades mantenedoras de ensino superior que oferecem cerca de 160 cursos de graduação com aproximadamente 60 mil alunos matriculados em todo o Distrito Federal.

O reitor João Herculino foi o primeiro presidente e delineou as bases para o funcionamento do Sindicato.

O segundo mandato coube ao Dr. Rezende Ribeiro, presidente do UNIDF, que somou recursos físicos e administrativos para fortalecer a entidade. Sua gestão foi marcada pela coragem de um empreendimento arrojado: as obras de reforma do imóvel em que hoje funciona a nova sede, instalada na W3 Sul oferecendo conforto e funcionalidade.

1992

Em outubro de 2004, tomou posse do cargo, gestão 2004/2007, o secretário-geral do UNICEUB, Dr. Maurício de Sousa Neves Filho, que determinou como meta principal a atuação forte junto ao governo e empresariado nacional.

“Vamos levar a esses setores o pensamento das mantenedoras quanto às políticas de ensino e ao desenvolvimento da educação superior particular, com qualidade, no Distrito Federal”, declarou o presidente no dia em que assumiu o cargo.

2004

A gestão do presidente Maurício de Sousa Neves Filho terminou no último dia 8 de outubro. Foi marcada por intensa campanha contra a reforma universitária encaminhada pelo governo, através de artigos em jornais, publicações semanais, acompanhamento da repercussão do assunto na mídia e no parlamento. Estreitou relações com entidades do setor, como o fórum nacional da livre iniciativa, Abmes, Anaceu, Confenen, Confederação Nacional do Comércio, Semerj e Semesp.

Inaugurou-se eventos, com palestras e debates no auditório, com capacidade para 85 pessoas. Houve debates sobre avaliação do Sinaes, ProUni, contrato de prestações educacionais, programas de bolsas e iniciativas de fomento da educação para o GDF, avaliação, processo regulatório e outros assuntos. Solidificou-se o bom atendimento às associadas e às entidades de classe Sinproep/DF (sindicato dos professores) e Saep/DF (Sindicato dos técnicos administrativos).