O SINDEPES/DF oferece em sua sede mesas de negociações de foro conciliatório, promovendo acordos e evitando ações na justiça entre professores, técnicos-administrativos e as instituições de ensino.

A estrutura física do Sindicato favorece excelente nível de relacionamento entre os setores envolvidos no ensino superior. As reuniões de conciliação prévia têm obtido resultados satisfatórios.

A assessoria jurídica do SINDEPES/DF atende a consultas sobre aplicação e interpretação da norma coletiva, de interesse da coletividade, que envolvem professores e funcionários das associadas. O SINDEPES/DF coordena juntamente com os sindicatos dos professores e dos funcionários as negociações para elaboração das convenções coletivas de trabalho.

O SINDEPES/DF oferece serviços médicos, com exames periódicos, admissionais, demissionais, de mudança de função, de retorno ao trabalho e homologações por médico do trabalho para os funcionários e professores.

O SINDEPES/DF acompanha e distribui aos associados o noticiário sobre educação superior e as publicações de Portarias, Decretos, Resoluções, Leis e outros instrumentos de legislação, objeto de interesse da classe.

O SINDEPES/DF promove encontros, seminários e outros eventos em confortável auditório com capacidade para 85 pessoas.