HISTÓRIA

O SINDEPES/DF é representante legal de categoria econômica subordinada aos interesses nacionais, que investe e administra recursos materiais e humanos em prol da disseminação do conhecimento e conseqüente bem-estar da população brasileira. Trabalha pelo fortalecimento do ensino superior privado.

Fundado em 1992 em esforço conjunto do saudoso reitor do CEUB João Herculino de Souza Lopes e dirigentes da AEUDF, UBEC, UPIS, UNIPLAC, SETEC e da UNEB, o SINDEPES DF reúne hoje 20 entidades mantenedoras de ensino superior que oferecem cerca de 250 cursos de graduação, com aproximadamente 100 mil alunos matriculados em todo o Distrito Federal.

O reitor João Herculino foi o primeiro presidente. Delineou as bases para o funcionamento do Sindicado. O segundo mandato coube ao Dr.Rezende Ribeiro de Rezende, na época presidente do UDF, que somou recursos físicos e administrativos para aprumar a entidade. Sua gestão foi marcada pela coragem de um empreendimento arrojado: as obras de reforma do imóvel em que hoje funciona a nova sede, instalada na W3 Sul oferecendo conforto e funcionalidade.

Em outubro de 2004, tomou posse do cargo, gestão 2004/2007, o secretário-geral do UniCEUB, Dr. Maurício de Sousa Neves Filho, que determinou como meta principal a atuação forte junto ao governo e empresariado nacional. A gestão do presidente Maurício de Sousa Neves Filho foi marcada por intensa campanha contra a reforma universitária encaminhada pelo governo, através de artigos em jornais, publicações semanais, acompanhamento da repercussão do assunto na mídia e no parlamento.

O presidente estreitou relações com o Fórum Nacional da Livre Iniciativa, Abmes, Anaceu, Confenen, Confederação Nacional do Comércio, Semerj e Semesp. Inaugurou-se eventos, com palestras e debates no auditório, com capacidade para 85 pessoas. Houve debates sobre avaliação do Sinaes, ProUni, contrato de prestações educacionais, programas de bolsas e iniciativas de fomento da educação para o GDF, avaliação, processo regulatório, e outros assuntos.

Solidificou-se o bom atendimento às associadas e às entidades de classe: Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINPROEP/DF), e Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar  em Estabelecimentos Particulares  de Ensino no Distrito Federal (SAEP/DF). Iniciou-se também, nesse período, a oferta de serviços médicos admissionais, demissionais e periódicos

NOVO PRESIDENTE

Em outubro de 2007, o SINDEPES/DF elegeu novo Presidente: Renato Caiado de Rezende, aclamado em Assembléia Geral.  O Presidente era então Pró-Reitor da Gestão Acadêmica do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, Bacharel em Administração de Empresas, mestrando em Tecnologia da Informação. Renato de Rezende teve como meta investir em novos serviços para as entidades associadas, e, como os seus antecessores, defender os direitos e interesses do setor particular de ensino superior no Distrito Federal.

REELEIÇÃO

Em outubro de 2010, a diretoria foi reeleita para mais um triênio. A aclamação deu-se por decisão unânime colegiada. Foram reconduzidos o presidente, Renato Caiado de Rezende, então reitor do UDF; o vice-presidente Maurício de Sousa Neves, secretário-geral do UniCEUB; o diretor-tesoureiro Pedro Ivo Hermida, diretor geral da UNEB; e diretor secretário Pe. Décio Batista Teixeira. O presidente Renato Caiado de Rezende agradeceu o reconhecimento e o apoio ao seu trabalho e acenou com a continuidade dos esforços para manter coesas e coerentes as ações em prol dos investimentos na educação superior do Distrito Federal, sempre zelando pela qualidade do ensino e autonomia administrativa.

2013

Em fevereiro de 2013, Maurício de Sousa Neves Filho reassumiu a presidência do SINDEPES/DF, devido à vacância do cargo, pois Renato Rezende havia se desligado definitivamente do UDF. O presidente Maurício Neves orientou aos filiados que indicassem representantes para integrarem os assentos nos diversos fóruns, conselhos, institutos públicos e empresariais do DF. O presidente solicitou também aos mantenedores associados propostas de dinamização do SINDEPES/DF.

Em outubro, elegeu-se como presidente do SINDEPES/DF o presidente do Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento (ICPD), João Herculino Filho, ficando no cargo até outubro de 2016. João Herculino Filho centrou ações em tratativas, junto à Secretaria da Saúde, para que mantenedores e autoridades do setor pudessem chegar a um consenso sobre a necessidade de nova legislação sobre prática estudantil nos hospitais e unidades de saúde do GDF.

2016

Em outubro de 2016, foi eleito em assembleia, novamente Maurício de Sousa Neves. O novo presidente disse aos seus pares, instantes depois de eleito, que sua gestão vai privilegiar o fomento a estudos, e de dados, sobre EAD (Educação a distância), além de manter negociação com o GDF na questão de serviços de saúde na rede pública.